Ex.: Contação de histórias, faz de conta, teatro de sombrar, etc.
Muitos adultos valorizam o brincar da boca para fora. Esses trabalho embora centrado nas mãos dos educadores da infância inicial, tem o objetivo de ajudar os prpfessores, auxiliares de creches, pais e todos aqueles que influênciam na vida das crianças e ajudam a perceber como o brincar pode ser verdadeiramente utilizado para o desenvolvimento e aprendizagem durante a vida inteira.
Qualquer coisa pode ser realizada de maneira lúdica, seja qual for a "categoria" ou o nível de atividade envolvida, e é possivel que adultos e crianças mudem dentro de uma mesma situação, de lúdico para sério, e vce versa. O mais importante é que isso pode, ou não, ficar óbvio para o observador.
O brincar, como um processo e modo, proporcionam uma ética da aprendizagem em que as necessidades básicas das crianças podem ser satisfeitas. Essas necessidades incluem as oportunidade:
- De particar, escolher, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança;
- De aquirir novos conhecimentos, habilidades pensamento e entendimentos coerentes e lógicos;
- De criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar;
- De comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de um experiênca social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e autodisciplina são vitais;
- De conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais;
- De ser ativo dentro de um hambiente seguro que encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais.